História - Novo projeto

2ª Subseção
Menu
Barra de Títulos
Ir para o conteúdo


História



A primeira Assembleia da Subseção de Conselheiro Lafaiete foi em 15 de setembro de 1932 quando a cidade ainda se chamava Queluz.
  
Aconteceu na sala das audiências do Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca, Dr. Júlio Ribeiro Gorgulho no Ed. do Fórum, com ele presente, bem como também, presentes,  os advogados inscritos na subseção da OAB/MG, Dr. Francisco Rodrigues Pereira Junior, Dr. Henrique Wladimiro de Abreu, Dr. Octavio de Amorim Carrão e os provisionados Olívio Villefort e Nilo Freitas.
 
Nos trabalhos iniciais da subseção, o Juiz de Direito, Dr. Júlio Ribeiro Gorgulho nomeou o Dr. Henrique Wladimiro de Abreu para, provisoriamente, secretariar a sessão inicial.

Nesta primeira assembleia, conforme denota os registros, já havia advogados inscritos na subseção antes mesmo de sua realização. Logo, uma cultura jurídica já era fortemente propalada na vida e no cotidiano de Queluz.
  
Como mostra a história, 1932 foi uma data de grandes aclamações sociais como a promulgação de um Código Eleitoral por Getúlio Vargas; Revolução Constitucionalista que objetivava a derrocada de Getúlio e que havia sido engendrada pelos paulistas com o intuito da criação de uma nova Constituição.
Foi no governo de Vargas que a mulher, pela primeira vez na história do país, pode exercer o direito ao voto. Passou-se 78 anos e o Brasil, enfim, elege a primeira mulher presidente de sua história.

A criação da OAB/MG em Belo Horizonte se deu em dezembro de 1932, logo, criada a quase três meses após a fundação da Subseção de Conselheiro Lafaiete.

Desde a fundação da Subseção da OAB de Conselheiro Lafaiaete passaram pela presidência 15 advogados e, entre eles, uma mulher, Dra. Fátima Antônia Dias de Faria. Em ordem cronológica: Dr. Francisco Rodrigues Pereira; Dr. Henrique W. de Abreu; Dr. Paládio Albino de Andrade; Dr. Antero Chaves; Dr. José Luiz Renault de Mendonça; Dr. Alfredo Mafuz; Dr. William Dias de Faria; Dr. Geraldo França; Dr. José Antônio dos Reis Chagas; Dr. Nilo Nery de Pádua; Dra. Fátima Antônia Dias de Faria; Dr. Willy de Oliveira Ank; Dr. Pedro Alexandrino Pena Junior, Dr. Guilherme Luiz Leão Boelsums e, atualmente, Dr. Rafael Pinheiro Ank.

  A 2ª Subseção da OAB/MG, hoje, possui mais de 1219 inscritos sendo 657 mulheres advogadas e 562 homens advogados. Possui sede própria onde se instalam escritórios corporativos, sala de audiência, auditório e a administração. Ainda existem salas para advogados nos fóruns e vara do Trabalho em Lafaiete e Piranga equipadas com computadores, impressoras e scanner.

A 2ª Subseção da OAB/MG tem mais de 50 Comissões que trata de assuntos desde Advocacia Pública Municipal, Direitos Humanos, Urbanístico, trânsito, Sucessões, Biodireito, Direito Médico, empresarial, diversidade sexual, bancário, militar, mulher, igualdade racial, APAC – MASCULINA entre tantas outras.

Tem também um canal para ouvidoria, endereço web e rede social: facebook e instagram.

Possui um Conselho de Ética e Disciplina composto por 7 advogados e cumpre seu dever final, conforme art.44 da Lei 8.906/94 que é - defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.
  Art. 133. Constituição Federal, 1988 “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.


Sede própria da Subseção adquirida no Governo  do Dr. Nilo Nery de Pádua, década de 90 e do então presidente da  Seccional, Dr. Raimundo Cândido Junior.







Perspectiva arquitetônica da nova sede após demolição da antiga







Ordem dos Advogados do Brasil - 2ª Subseção
Pça Barão de Queluz, 30 - Centro
36400-041 / Conselheiro Lafaiete - MG
E-mail: conselheirolafaiete@oabmg.org.br      Tel.: (031)3762-5788
Voltar para o conteúdo