
O Monumento à Índia Carijó foi tombado pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete-MG
Nome atribuído: Monumento à Índia Carijó
Localização: Praça Tiradentes, s/n – Conselheiro Lafaiete-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 022/1997
Descrição: A Praça Tiradentes tem sua origem remontada ao início da elevação da atual cidade a Vila real de Queluz. Em 1790, com a expansão dos logradouros, o senhor Visconde General mandou levantar o Pelourinho da referida Vila, no local onde posteriormente seria construída a Praça Nova, que segundo a Prefeitura da cidade, é a atual Praça Tiradentes.
Em 1906 a Lei nº 173, em seu art. 6 denomina de Rua Tira-Dentes o espaço compreendido entre o Largo da Matriz até a antiga Capela do Carmo, local da atual Praça Nossa Senhora do Carmo. E foi em parte da extensão desta Rua que, mais tarde, foi construída a Praça Tiradentes. Com o passar do tempo, a Praça tomou feições próprias, se separando completamente do antigo Largo.
A partir da década de 1930, a Praça começou a sofrer suas grandes transformações sob o governo do prefeito Dr. Mário Rodrigues Pereira, em 1935 a Praça foi modificada, nesse ano o prefeito constitui um coreto.
Na década de 1940, a Praça já se encontrava calçada com paralelepípedos, toda alinhada, os passeios e o jardim, calçados com mosaicos, formando desenhos; e novas construções ali se fizeram, como a construção da fonte luminosa em março de 1940 e o abrigo para ônibus no mesmo ano.
Na praça encontram-se os seguintes monumentos, o Relógio Queluz; a Índia Carijó; Fonte Luminosa; o Coreto e o Monumento a Tiradentes.
Fonte: IBGE.